RECURSOS HÍDRICOS
De acordo com a Lei das Águas (Lei 9433/97), a água é um bem de domínio público. É um recurso natural limitado e tem valor econômico. Em caso de escassez de água, o uso prioritário é destinado para o consumo humano e a dessedentação de animais.
O objetivo da Lei das Águas é assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos; a utilização racional e integrada dos recursos hídricos; e a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.
Nesse sentido, a Go Green - Consultoria e Serviços Ambientais atua prestando assessoria para o gerenciamento dos recursos hídricos, tanto em sua empresa, quanto na sua propriedade rural, oferecendo os seguintes serviços:
Outorga de uso da água: O regime de outorga de direitos de uso de recursos hídricos tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água. A outorga está sujeita pelo poder público aos seguintes usos: Derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo; Extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo; Lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final; Aproveitamento dos potenciais hidrelétricos; Outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.


Tratamento de água: Durante sua circulação pela superfície da Terra, a água pode ser contaminada pelo homem e pelos animais. Isso acontece principalmente nas cidades, onde os esgotos das casas, hospitais e fábricas são lançados sem tratamento nos rios, lagos e mares. A água contaminada é um poderoso veículo de transmissão de doenças. As doenças relacionadas com a água têm diversas origens e são causadas principalmente por bactérias, vírus ou parasitas. Por isso é importante utilizar somente água tratada para consumo humano e fazer um bom uso quanto aos hábitos higiênicos pessoais e na manipulação e no preparo de alimentos.
Tratamento de esgoto: O processo de tratamento de esgoto é feito de acordo com as características do efluente. É fundamental na preservação do meio ambiente em todas suas vertentes, tanto doméstica quanto industrial. As consequências do não-tratamento dos efluentes incluem problemas como odor forte e desagradável, contaminação e riscos à saúde. Nas indústrias, o efluente pode causar, também, problemas de manutenção e desgaste de equipamentos, até a aplicação de multas e sanções pesadas que podem até chegar a inviabilizar sua continuidade operacional, quando o descarte de efluentes é feita sem o tratamento prévio adequado.


Projetos de pequenas barragens de terra: Uma barragem de terra é uma estrutura construída em sentido geralmente transversal ao fluxo de um curso d`água, de tal forma que permita a formação de um reservatório artificial. Tem como principal finalidade acumular água. Pode ser chamado de açude, quando nele forem depositadas apenas as águas das chuvas ou podem ser chamados de represas, quando seus reservatórios possuírem regime normal de abastecimento por meio de córregos, riachos ou rios. visa atender diversas situações: abastecimento de água para comunidades; armazenar água para irrigações; elevar o nível de um curso de água para possibilitar o abastecimento, a sistemas de irrigação, pisciculturas, criatórios de animais e regularizar vazões diminuindo eventos extremos de cheias e escassez.
Cadastro de poços artesianos: O Cadastro Estadual de Usuários de Águas Subterrâneas é o meio de regularização para usuários de recursos hídricos que realizam captação de água subterrânea no Espírito Santo com vazão de retirada instantânea inferior a 13 l/s. Após registro, o usuário de recursos hídricos subterrâneos receberá a Declaração de Uso de Água Subterrânea.

Captação da água da chuva: A água da chuva é captada por meio do telhado e direcionada para um tratamento prévio para posteriormente ser utilizada para diversos fins, de preferência, não potáveis.
É uma forma eficiente e sustentável de trazer economia na conta de água, principalmente em regiões que enfrentam crise hídrica em determinado período do ano.
É um procedimento simples e barato, com fácil instalação e manutenção, e pode atender tanto residencias , quanto as indústrias em geral, principalmente quando utilizam água em grande quantidade para fins não potáveis, como lava-jatos, por exemplo.
